Negociações MRN
DISCUSSÃO DO ACORDO DE DESLOCAMENTO E TURNO CONTINUA DIA 2, SEXTA-FEIRA
sem imagem

O Sindicato tem reunião agendada com a MRN para a próxima sexta-feira, 2 de dezembro, para discutirmos pontos da Pauta de Reivindicações dos trabalhadores, visando a renovação do Acordo de Horas de Deslocamento e de Turno.

No último dia 23, tivemos a primeira reunião em que pontos foram discutidos, além de esclarecimentos por parte da empresa sobre a pauta de reivindicações.

O primeiro ponto de discussão foram sobre informações que circularam entre os trabalhadores de que a MRN pretendia mudar a escala de revezamento no trabalho de turno em 1º de janeiro/2023. A empresa informou que neste momento a preocupação hoje é cumprir as metas de produção até 31 de dezembro. Afirmou que qualquer mudança será precedida de informação aos trabalhadores e discussão com Sindicato.

Um dos pontos mais discutidos na reunião foi sobre a questão do transporte. É consenso hoje a necessidade de ampliação e melhoria no transporte. Tivemos, recentemente, inclusive uma nova empresa, a Rio Verde, que ganhou concorrência para fazer o transporte massivo de trabalhadores da MRN, em atendimento aos horários de turnos. A Rio Verde está colocando lancha com 102 lugares, tornando também as viagens mais rápidas.

O Sindicato reclamou a necessidade de se colocar transporte que atenda também os residentes, pois hoje a preferência é para alojados, não sobrando lugares. Muitas questões sobre o transporte devem ser cobradas do gestor dos serviços públicos para melhor atender a comunidade. Mantemos inclusive com a Tapajós um convênio que permita desconto em passagens e viabilize um transporte amplo de toda a comunidade. A direção da MRN se comprometeu conosco em participar de todos os esforços pela melhoria do transporte para que atenda amplamente os trabalhadores e toda a comunidade. Uma informação importante, a empresa aérea Azul afirmou que fará três voos semanais para a região a partir do próximo dia 5 de dezembro.

Indagada pelo Sindicato sobre trabalhadores que reclamam ter ficado fora de promoções a empresa informou que foram realizados processos de promoções e reenquadramentos automáticos e casos pontuais estão ocorrendo de forma contínua. Negou a reivindicação apresentada pelo Sindicato para pagamento de um prêmio assiduidade, afirmando que “não tem disponibilidade financeira” e que já tem diversos benefícios.

A empresa informou que sua proposta é manter o ACT de turno e hora deslocamento no formato atual sem alterações.
Além do ACT de Turno, outros pontos importantes devem ser tratados de forma a esgotar o assunto, como a questão de moradias (dificuldade na fila do PAD) e ainda recorrentes reclamações dos trabalhadores sobre a qualidade da alimentação servida nos restaurantes, além da concessão reduzida de carnes.

Também solicitamos a implantação da hidroviária e lugar para atracação do ferry boat, o fim do ponto por exceção e volta do registro de ponto.

Estas e outras questões continuam em discussão na reunião da próxima sexta-feira.

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial