Diretores do STIEMNFOPA reuniram-se na última quarta-feira, 26 de outubro, com pessoal do RH da Alcoa, o gerente Álvaro Ferreira e Rafael Paiva. Esta reunião foi prevista desde o início do mês, quando os novos profissionais de Relações Humanas da empresa foram apresentados ao Sindicato.
Na primeira reunião realizada com o Sindicato, a nova equipe de RH da empresa se comprometeu em fazer encontros mensais com o Sindicato para tratar de eventuais problemas cotidianos nas relações de trabalho, condição que pode nos permitir evitar que demandas dos trabalhadores fiquem represadas, sem solução, até períodos de negociações coletivas.
Nesta reunião da última quarta-feira, foram tratados os seguintes assuntos:
FILA NO TFD – O sindicato questionou a lentidão de liberação de TFD, gerando filas e preocupação dos trabalhadores. A empresa reconhece a necessidade desta melhoria, afirmando que está criando um canal de comunicação para garantir maior agilidade.
REVISTA NA PORTARIA – Apresentamos uma grande reclamação dos trabalhadores, passando por constrangimento em “revistas” realizadas na portaria. A empresa alegou que isso ocorre de forma aleatória e de forma preventiva. Solicitamos que esta abordagem resguarde uma forma respeitosa e que não se transforme em habitualidade, bastando que todos se conscientizem contra qualquer procedimento que possa resultar em demissões por justa causa.
HORA EXTRA – Cobramos da empresa a correção da irregularidade praticada com trabalhador no administrativo passando para o turno, sem folga ou descanso. A empresa alegou que não tinha conhecimento desse fato e que verificará a situação descrita.
INSALUBRIDADE - A Alcoa afirmou estar contratando, a partir de novembro, empresa especializada para realizar o laudo e que criou um plano de ação com 26 itens a serem analisados. Segundo a empresa, essa analise está em andamento, devendo tomar as medidas necessárias após o laudo.
BRADESCO ODONTO - os trabalhadores reclamam para que se faça o credenciamento para tratamento odontológico. A empresa afirmou que já credenciou mais duas clínicas em Juruti.
CARTÃO EPHARMA – diante das constantes reclamações de dificuldades apresentadas pelos trabalhadores, a empresa afirmou que está fazendo cotação de farmácia para credenciamento, mas que encontra dificuldade em encontrar farmácias que atendam as legalidades do plano.
ALIMENTAÇÃO – Solicitamos da empresa a melhoria da qualidade das refeições e lanches. Foi-nos informado que será realizada uma pesquisa junto aos trabalhadores para identificar as demandas e implementar as melhorias.
LAVANDERIA – Será realizada pesquisa também para cobrar as melhorias necessárias da prestadora de serviços de lavandeira, condição muito reclamada pelos trabalhadores por causa de uniformes em condições precaríssimas de uso.
ACT 2023 – Adiantamos à empresa que começaremos em breve a aprovação da Pauta de Reivindicações, visando as negociações do Acordo Coletivo 2023, lembrando que devem ser tratadas a atualização de valor das cláusulas financeiras, mas nos permitindo indicar necessidades pontuais de eventuais problemas indicados pelos trabalhadores.