Ainda não foi na reunião de hoje que a Alcoa apresentou sua proposta financeira para o Acordo Coletivo de Trabalho. A empresa continua afirmando que o parâmetro para o reajuste salarial é o do INPC de 10,16%, acumulado em 12 meses até a nossa data-base. Reafirmou com o STIEMNFOPA que deveremos discutir todos os pontos que comporão a proposta patronal que será brevemente apresentada para decisão dos trabalhadores em assembleia e o que vier a ser aprovado será retroativo à data-base.
O Sindicato voltou a insistir na reunião de hoje com pontos importantes pendentes nas reuniões anteriores, como o bônus de fronteira, o plano de saúde Unimed, medidas para qualificar e estender o atendimento odontológico, além de reclamação de práticas que prejudicam os trabalhadores, como mudança de turno após retorno de férias, impedindo gozar horas de folga para os trabalhadores em turnos de 4x4.
A empresa mantém a posição de pagar o bônus de fronteira apenas para trabalhadores vindos de fora para trabalho em Juruti e afirma que moradores da cidade contratados não faz juz ao direito, criado para impedir a perda de profissIonais para empresas de mercado.
O Sindicato vai discutir com empresa especializada uma plataforma para realização da Assembleia Geral de forma virtual, o mesmo acontecendo com o processo de votação na proposta da empresa, quando ela for finalmente apresentada para apreciação.
Nova reunião de negociações já está agendada para o próximo dia 22, terça-feira, às 10 horas, quando, esperamos ter definitivamente a proposta global da empresa posta na mesa, com respostas sobre todas as reivindicações da categoria e, principalmente, o percentual de reajuste para os salários e itens econômicos, como o cartão alimentação.