Correção seria aplicada até o GS23 e não contempla o cartão alimentação
Os trabalhadores na MRN já têm uma proposta para as cláusulas econômicas de nosso Acordo Coletivo de Trabalho 2021. Em reunião de negociações com o STIEMNFOPA nesta sexta-feira, a empresa ofereceu um reajuste de 7,59% nos salários até o nível GS23, a partir de 1º de maio/2021, que representa o INPC acumulado em 12 meses. As diferenças salariais desde maio serão pagas junto com o salário de agosto/2021.
A empresa afirma não ter condição de atender a reivindicação de ganho real. Não apresenta qualquer índice de reajuste no cartão alimentação, alegando que foi reajustado em 5,45% pelo INPC acumulado para 1º de janeiro/2021. O Sindicato, no entanto, cobra o reajuste do cartão junto com os salários, na data-base de 1º de maio, principalmente diante da evolução dos preços, que já registram uma inflação em plena evolução.
Nos preocupamos e argumentamos a necessidade do reajuste dos salários de todos os trabalhadores, para que ninguém tenha sua remuneração e condição de sustentação familiar deteriorada.
Em um ponto de avanço nas negociações a empresa cedeu e ampliará o período de recolhimento de contribuição previdenciária de 24 para 36 meses para os trabalhadores acima com, pelo menos 7 anos de empresa que estejam prestes a se aposentarem e que se desliguem sem justa causa.
Na reunião, o Sindicato insistiu com a empresa para aperfeiçoar a regulamentação das “Regras de Ouro”. Apesar de concordarmos com o objetivo necessário da proteção e segurança no trabalho, consideramos injusta qualquer cobrança de dano a maquinário que não seja caracterizada como intencional e dolo por parte dos trabalhadores.
O sindicato solicitou também da empresa que flexibilize a cláusula da cesta de Natal, permitindo aos trabalhadores a opção de receber também o seu valor em dinheiro.
A proposta global da empresa, com todos os pontos discutidos nas negociações, será apresentada em reunião que deverá ser agendada para esta próxima semana, de forma que possa ser levada para decisão dos trabalhadores em assembleia a ser convocada pelo Sindicato.