O STIEMNFOPA, através dos diretores Jair Cohen e Edmilson, e também dos diretores em Juruti, Jamerson, Etevaldo, Marcelo e Jeferson, participou de reunião por videoconferência com a equipe de recursos humanos da Alcoa Juruti, na quinta-feira, 22 de outubro, momento em que apresentamos reivindicações da categoria para a celebração de assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020.
Na mesma reunião, cobramos da empresa a celebração do Acordo de Turno, com o pagamento de Adicional de Turno aos trabalhadores.
A par de pendências que travam o melhor entendimento da empresa com a representação dos trabalhadores, o novo diretor de RH da empresa solicitou um prazo para avaliar e responder todas as questões apresentadas pelo Sindicato.
Nos debates enfocamos a gravíssima perda de direitos, assédio moral das chefias, truculência na relação com o sindicato, necessidade de uma política que recupere o valor real dos salários e maior atenção e valorização dos benefícios, além de maior transparência na demonstração dos lucros e do comércio internacional de bauxita. Discutimos ainda uma postura de não interferência patronal no processo de sindicalização dos trabalhadores terceirizados, no desconto das contribuições sindicais e facilitação do acesso aos locais de trabalho, e outros temas de interesse dos trabalhadores.
Procuramos demonstrar a importância do reconhecimento e respeito do trabalho desempenhado pelo Sindicato, que não ser entendido como um inimigo, mas como um instrumento para garantir direitos coletivos e trabalhistas, estando sempre disposto ao diálogo para maior crescimento profissional dos trabalhadores e melhores resultados nas metas da empresa.
Ficou definido que teremos uma nova reunião na segunda semana de novembro, em Juruti, com toda a direção do STIEMNFOPA e o RH da Alcoa.
Sabemos, de antemão, que teremos um grande embate com a empresa, para buscarmos o importante direito dos trabalhadores ao “Adicional de Turno”, não podendo mais continuarmos sendo tratados com profundo descaso pela empresa à esta justa reivindicação, que é praticada em praticamente todas as empresas em nossa atividade profissional.
Com a unidade, a consciência e responsabilidade da categoria vamos alcançar estas conquistas!