Com todas as dificuldades do isolamento social e a “comodidade” de de uma chapa de unidade no processo eleitoral do STIEMNFOPA, 52% dos trabalhadores sindicalizados compareceram às urnas e consagraram a eleição da nova diretoria do sindicato com a aprovação de 95,3%, com apenas 4,7% votos entre brancos e nulos.
Aferidos os resultados de todas as urnas, o presidente da comissão eleitoral, Alcivan Ferreira Gato, declarou eleita a chapa “Experiência, Lutas e Resistência”, que tomará posse em 26 de novembro de 2020, para comandar as lutas da categoria com mandato até 2024.
A eleição transcorreu em plena normalidade e cumprindo todos os protocolos de proteção contra fatores de contaminação pela pandemia de Covid-19, para que os trabalhadores sindicalizados tivessem pleno acesso à votação e exercessem seu direito estatutário de consagrar os companheiros que vão dirigir a entidade.
APOIO À LUTA DO SINDICATO
Reeleito na presidência do STIEMNFOPA, Jair Cohen Paranatinga, agradeceu a confiança e o apoio dos trabalhadores, ressaltando “os desafios do momento em que o Estado passa por uma transformação, alterando as leis trabalhistas e uma nova realidade imposta pela pandemia, fatores que exigem a luta fundamental pelos empregos e assegurar as condições sociais dos trabalhadores”.
O Sindicalismo brasileiro vem sofrendo graves ataques desde o governo Temer, aprofundando neste momento com objetivos de desmobilizar as lutas dos trabalhadores e de movimentos sociais. Os vários retrocessos que tivemos nos últimos anos exigiram uma vigorosa unidade e resistência do movimento operário, para que não percamos o verdadeiro “estado de direito” conquistado, sobretudo na Constituição Cidadã de 1988, que sofre continuados ataques das elites, desconstruindo os avanços alcançados nos direitos e de organização social.
Cumprimentamos todos os companheiros e esperamos a sua plena participação no mandato democrático da diretoria eleita, trazendo resultados representativos de nossas luta.