Na última reunião realizada entre o Sindicato e a MRN conseguimos avanços importantes nas negociações com a empresa, principalmente com uma demanda em que insistirmos muito nos encontros anteriores para reparar injustiça sobre trabalhadores afastados.
A direção da empresa, depois de muita resistência, acabou nos atendendo para fazer o pagamento da PR do ano de 2022 para os trabalhadores afastados. Argumentamos à empresa que os afastamentos fugiam ao controle e vontade dos trabalhadores, submetidos a problemas de saúde muitas vezes adquiridos no exercício de suas atividades no trabalho, sejam pelas condições nos ambientes de trabalho, por excesso de jornada, por terem sido rigorosos em suas responsabilidades no cumprimento de suas funções.
Demonstramos em todas as reuniões o desconforto com a injustiça cometida sobre trabalhadores que precisam dos valores da PR para cumprirem compromissos familiares e o pagamento do direito se define como um incentivo e estimulo no retorno dos afastamentos para o trabalho.
Ao atender a reivindicação do Sindicato a empresa confirmou o pagamento da PR 2022 para os afastados neste mês de julho.
OUTROS AVANÇOS
NAS NEGOCIAÇÕES
Após demanda de trabalhadoras encaminhadas pelo Sindicato, a empresa relatou que realizou reunião com as residentes no alojamento feminino Jamari, momento em que ouviu as sugestões de melhorias necessárias.
Com base nos pontos indicados pelos trabalhadores, a empresa fez várias melhorias realizadas no alojamento, como a disponibilização de mais uma máquina de lavar, adequação dos itens nos banheiros, instalação de ventiladores nas áreas externas e internas, instalação de sinalização e lâmpadas de emergência, instalação de mais 3 pontos de água potável, instalação de espelhos, e está em andamento o projeto da área gourmet, banheiro para visitas, instalação de portas de emergência e instalação de CACs.
A empresa informou também que está realizando tratativas para atender outra reivindicação dos trabalhadores, para reativar na mina a agência do Banco do Brasil.