O Sindicato realizou em Juruti uma importante reunião com novos trabalhadores contratados pela ALCOA, para tratar de várias questões que todos passam a conviver no ambiente de trabalho, além de nivelar todas as informações sobre os direitos estabelecidos em acordos coletivos de trabalho através de negociações com o STIEMNFOPA.
Nesta reunião com 28 novos trabalhadores contratados, participaram os diretores do Sindicato Antônio Basílio (Mineiro), Heider, Rubinho, Etevaldo e Jefferson, além do gerente de RH da empresa, Álvaro, o supervisor de operações de ferrovia Kerginaldo e a gerente de manutenção de ferrovia, Jeisy.
Um dos pontos muito discutido na reunião foi a necessidade de implementação de medidas que corrijam o grande sacrifício imposto aos maquinistas na troca de turno, impactados em uma hora e meia de parada, levando inclusive a perda de produção. Tanto os dirigentes do Sindicato quanto trabalhadores recontratados fizeram sugestões para solução de problemas na ferrovia, que serão objeto de discussão entre o Sindicato e Alcoa na próxima reunião.
A reunião com os novos trabalhadores e outros recontratados pela empresa foi foi muito positiva, tirando dúvidas e recebendo orientações sobre a atuação do Sindicato, direitos dos acordos e lutas que ainda são travadas por melhorias em negociações com a empresa.
Este resultado positivo da reunião resultou na sindicalização de 23 dos 28 novos trabalhadores contratados pela empresa, ressaltando a necessidade da unidade e da mobilização para fazer frente às lutas da categoria.