O Acordo Coletivo de Trabalho entre o STIEMNFOPA e a MRN foi efetivamente assinado. Como foi deliberado pelos trabalhadores em assembleia, será descontada taxa negocial em favor do STIEMNFOPA, que dá ao Sindicato as condições de sustentabilidade financeira para gastos estruturais e durante o processo de negociações com a empresa, como serviços de assessoria jurídica, de comunicação, transporte e outros.
Com a assinatura, além dos benefícios do Acordo Coletivo, foi garantido também aos trabalhadores o direito de oposição ao desconto, através de cartas redigidas manualmente a fim de evitar fraudes e vício de vontade, em duas vias, para fins de protocolo também junto a empresa.
O prazo para entrega das cartas de oposição é de três dias, de 24 a 26 de abril, podendo ser feita pessoalmente no Sindicato, sendo este o mesmo prazo para serem postadas pelos correiros com AR, para trabalhadores que não estiverem em Trombetas.
Através de entendimento com a empresa, foi passada orientação para o Departamento de Recursos Humanos com a recomendação às chefias imediatas de “neutralidade”, para que não seja usada nenhuma prática antissindical, proibida qualquer iniciativa de incentivo a apresentação de oposição.
Lembramos aos trabalhadores a importância da sustentabilidade do Sindicato, diante da consciência de termos um instrumento para negociações coletivas onde estabelecemos e defendemos os direitos dos trabalhadores.