As negociações da “Pauta de Reivindicações” da categoria com a Alcoa continuam nesta terça-feira, 30 de janeiro, às 14 horas, estando já marcada nova reunião para o próximo dia 8 de fevereiro, até que a empresa possa apresentar uma contraproposta aos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024.
Na última semana, em reunião que aconteceu na terça, 23, a empresa apresentou uma planilha em que procurou demonstrar as alterações de custo para os trabalhadores na nova escola contratada e que substituiu o Pitágoras. Mesmo com todas as explicações da empresa, demonstrando mensalidades variando em valores, além de variações conforme o Job Band, o Sindicato manteve a crítica sobre as alterações de preços, alertando sobre a justa reclamação de trabalhadores que têm mais de um filho matriculados e cujo valor global penaliza-os em relação ao nível de salários, que não têm a mesma evolução de reajustes.
O tema foi intensamente debatido, sendo que a empresa afirmou que apresentará uma proposta para estes descontos junto com a proposta econômica ao final das negociações coletivas.
A empresa, como sempre, apresenta dificuldades, como no aumento do adicional noturno para 40%, alegando que já pratica acima do que é previsto na lei, ou que não pode assumir a responsabilidade do transporte de filhos de trabalhadores, ou impossibilidade de atender a grande demanda de moradia e que não tem intenção de investir em lotes ou de fazer convênios com a Caixa Econômica Federal ou Prefeitura, alegando que não tem condição de funcionar.
Todos os demais pontos de pauta discutidos não tiveram uma resposta definitiva, apesar de argumentos do Sindicato sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, como as reivindicações de maior subsídio no fornecimento de óculos, venda de passagens para familiares, construção de clube. A empresa afirma já atender reivindicações como cursos de formação e capacitação profissional, reformulação do lanche.
As negociações neste momento passam pela troca de argumentos da empresa e pelo Sindicato, tentando viabilizar as reivindicações dos trabalhadores.
O Sindicato espera passar a discussão de todas as reivindicações e receber a contraproposta da empresa, para podermos apresentar o conjunto global da mesma aos trabalhadores, para só depois de plenamente esclarecidos podermos realizar assembleia para deliberação da categoria.
Reafirmamos, as próximas reuniões acontecem nesta terça, 30 de janeiro, e 8 de fevereiro, e informaremos aos trabalhadores eventuais evoluções nas negociações e temas discutidos.