Já está nas mãos da Alcoa o documento protocolado pelo STIEMNFOPA com a Pauta de Reivindicações aprovada em Assembleia Geral pelos trabalhadores, para darmos início em breve nas negociações visando o Acordo Coletivo de Trabalho 2024.
Como sempre acontece, as reivindicações dos trabalhadores se pautam em busca de recomposição salarial pela inflação acumulada pelo INPC, além de um ganho real de 8% que se contraponha a um custo de vida amazônico que sufoca a economia familiar, com atualização também do Vale Alimentação para R$ 7.200 anuais (R$ 600 mensalmente).
A categoria pontuou necessidades que vem sendo discutidas entre a empresa e o sindicato, como retorno do pagamento de um salário mínimo por tempo de casa (10, 15 e 20 anos de empresa), direitos dos maquinistas ao adicional de periculosidade, pagamento do adicional de insalubridade para a lagoa, laboratório químico, ferrovia, usina, utilidade.
Temos ainda na Pauta pontos muito importantes, como aumento do PPR para 5 salários, equiparação de salários, plano de carreira, fixação de adicional de turno para todos na jornada de 12 horas, pagamento integral das horas de deslocamento, bonificação que substitua as horas in itinere, pontos para melhorar o atendimento à saúde e odontológico, melhoria da alimentação e várias outras (a íntegra da “Pauta de Reivindicações” será postada no site do sindicato).
O Sindicato agora aguarda que a empresa analise as reivindicações e possamos agendar o início das negociações no início do ano.
BRINDES SIMBÓLICOS DA LUTA
Os companheiros presentes na assembleia participaram do sorteio de alguns brindes oferecidos pelo Sindicato, que foram agradecidos pelos ganhadores com humildade, mesmo sendo prêmios modestos diante das condições financeiras da entidade. A premiação é uma atitude de descontração dos companheiros e um convite à nossa unidade para garantir as premiações mais importantes, que são os nossos direitos garantidos em nossos acordos coletivos através da mobilização, pelo empenho do Sindicato nas negociações e pelo nível de consciência e responsabilidade de todos os companheiros.
Com a participação de todos na luta pelos direitos, com a unidade da categoria, estamos certos que teremos os prêmios justos em nosso Acordo Coletivo de Trabalho com a Alcoa