A Alcoa se comprometeu hoje em reunião com o Sindicato em apresentar até a próxima quarta-feira um texto claro e objetivo de proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2022.
Na reunião de hoje, as discussões giraram em torno de conflitos de interpretação da proposta apresentada na última semana e que geraram muitas dúvidas entre os trabalhadores. O Sindicato reiterou as reivindicações da categoria, com argumentos sobre a dificuldade de entendimento de uma proposta de dois anos, mas que precisa ser revisitada em negociações no próximo ano, para estabelecer os índices de reajuste nos salários e no cartão alimentação.
Afirmamos também não concordar com o atrelamento de aprovação do cartão alimentação condicionado à quitação de eventuais passivos de causas trabalhistas relativas ao Acordo de Turno.
O texto depurado na proposta da empresa deverá levar em consideração os pontos de discordância do Sindicato e a formulação da proposta final da Alcoa será levada em assembleia para deliberação dos trabalhadores.
Fiquem atentos! Também importante, filtrem qualquer informação que não seja oficial do Sindicato sobre as negociações, para que não sejamos confundidos com interpretação equivocada ou apressada dos impactos da proposta a ser apresentada.